Fórum Brasil Diverso 2021

Diversity, racial inclusion and exclusion during and after the pandemic.

November 17th and 18th - From 3 to 6 p.m. Brazil time

100% ONLINE

Brasil Diverso is an initiative that acts as a catalyst for trends focused on equity, diversity and inclusion in the labor market and in society in general. Brazil and the world have gone through profound changes. A difficult time, an unprecedented crisis. In the context of which the pandemic and the murder of George Floyd have been setting the tone for the racial debate in Brazil and in the world, the event, which is in its seventh edition, will bring together top leaders from Brazil and abroad to discuss Diversity, racial inclusion and exclusion during and after the pandemic. Brazil and the world have gone through profound changes. A difficult time, an unprecedented crisis. In the context of which the pandemic and the murder of George Floyd have been setting the tone for the racial debate in Brazil and in the world, the event, which is in its seventh edition, will bring together top leaders from Brazil and abroad to discuss  Racial diversity, inclusion and exclusion during and post pandemic.

Understanding how diverse our audience is is very important to us, therefore we kindly ask you to provide the following information:

CONFIRMED GUESTS

The event will feature top business leaders as well as intellectuals from academia,
investment funds and labor unions. Check below

COMING SOON, IN

Days
Hours
Minutes
Seconds

PROGRAM

November 17th from 3 to 6 p.m. (BRT)

3PM - OPENING KEYNOTE INTERVIEW

  • Luiza TrajanoChairwoman - Magazine Luiza
  • Maurício Pestana, CEO - Fórum Brasil Diverso

3:15PM - REVOLUTIONIZING THE CORPORATE WORLD

  • Liel Miranda, CEO - Mondelez Brazil
  • Marina Peixoto, Executive Director - Mover.org
  • Noël Prioux, Executive Director Carrefour Group in Latin America

4:10PM - DIVERSITY AND INCLUSION DURING AND POST-PANDEMIC

  • Edvaldo Vieira, CEO - Amil United-Health Group Brazil
  • Marcos Samaha, CEO - Tenda Atacado
  • Maurício Rodrigues, President of the Crop Science Division in LatAm - Bayer

5:05PM - CHALLENGES OF INCLUSION POLICIES POST-PANDEMIC

  • Eder Ramos, Global President of the Fragrance Division - Symrise
  • Nubia Elias, Diversity and inclusion Coordinator - Vivo
  • Theo Van der Loo, CEO - NatuScience S.A.

November 18th from 3 to 6 p.m. (BRT)

3PM - STUDIES ON THE IMPACT OF THE PANDEMIC TO BLACK PEOPLE

  • Alexis Mootoo, Assistant Vice President, Resource Management & Development - Student Success | Adjunct Instructor - University of South Florida (USF)
  • José Vicente, Dean - Universidade Zumbi dos Palmares
  • Paulo Batista, CEO - Alicerce Educação

3:55PM - COLLECTIVE AGREEMENTS AND SOCIAL INCLUSION IN THE LABOR MARKET

  • Douglas Izo, President - Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP)
  • Ricardo Patah, President - União Geral dos Trabalhadores (UGT)
  • Thaís Dumêt Faria, Technical Officer in Fundamental Labor Rights and Principles - International Labour Organization (ILO)

4:50PM - PUBLIC AND PRIVATE INVESTMENT IN SOCIAL INCLUSION

  • Giovanni HarveyChairman of the Deliberative Board
  • Judith Morrison, Assessora Sênior – Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  • Luana Ozemela, Founder and CEO - DIMA Consult

5:45PM - CLOSING KEYNOTE INTERVIEW

  • Jair Ribeiro, Pacto de Promoção da Igualdade Racial
  • Maurício Pestana, CEO - Fórum Brasil Diverso

PARTNERSHIPS

Produced by

logoraca

Sponsored by

Supported by

Institutional Support

en_US

MAURICIO PESTANA

Jornalista, publicitário, gestor público e cartunista, sendo considerado o cartunista negro de maior sucesso na história do Brasil, é o CEO do Fórum Brasil Diverso e da Revista Raça-Brasil. Com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é também colunista na revista Isto É Dinheiro e analista e comentarista na CNN Brasil sobre questões de Diversidade & Inclusão. Reconhecido por suatrajetória intelectual, ativismo e quase 100 obras publicadas, foi Secretário da Equidade Racial da Prefeitura de São Paulo e atua em benefício da Diversidade & Inclusão há mais de 40 anos.

MARINA PEIXOTO

Diretora Executiva do Mover – Movimento pela Equidade Racial, que conta com 46 empresas, com a ambição de gerar 10 mil novas vagas de liderança para pessoas negras, 3 milhões de oportunidades através de capacitação e conexão com mercado de trabalho e contribuir na conscientização contra o racismo no Brasil. Atuou por quase 20 anos na Coca-Cola Brasil, onde liderou diversas áreas, incluindo a diretoria de diversidade e inclusão e a diretoria de comunicação. Formada em Engenharia de Produção pela UFRJ, possui mestrado em Administração pela PUCRio e MBA em Marketing pela Universidade de Illinois.

LIEL MIRANDA

Formado em administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), possui MBA na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou na Souza Cruz como trainee e atuou por mais de dez anos em diversas áreas, ocupando funções estratégicas na China, Canadá e Inglaterra, além da presidência da companhia no Brasil. Em 2019, aceitou o desafio de liderar a unidade de négócio Brasil da Mondelez International e alavancar o propósito Snacking Made Right. Entre os temas prioritários de sua agenda, estão o engajamento em de diversidade, equidade e inclusão corporativa e o compromisso com a sustentabilidade.

NUBIA ELIAS

Com 10 anos de atuação na gestão estratégica de diversidade e inclusão, possui vasta experiência em recursos humanos e responsabilidade social nos segmentos de tecnologia e telecom, publicidade e varejo. Atualmente responsável pela frente de Diversidade e Inclusão na Vivo, atuou também na IBM e na FOX. Pós graduanda no MBA de Gestão de Diversidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é uma das mentoras do projeto de desenvolvimento feminino do Instituto Vasselo Goldoni (IVG).

EDVALDO VIERA

É atualmente o CEO da Amil, empresa onde atua desde 2016. Antes de assumir a posição, atuou como chief operations officer e diretor de operações e customer services, liderando as áreas clínica e de gestão da rede credenciada, centrais para o negócio da companhia. Sua trajetória profissional também conta com importantes passagens pelos setores de seguros e finanças em empresas como Metlife, HSBC e Citibank. Edvaldo é bacharel em Administração pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN), com especializações pelo Ibmec/Insper, INSEAD, Fundação Getúlio Vargas e Curso de Formação de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.

ALEXIS MOOTOO

Com PhD em Governo pela USF, sua dissertação examina a persistência do racismo estrutural nas Américas, apresentou-se em conferências nacionais e internacionais, recebendo também bolsas da Escola Internacional de Negócios da Universidade Paulista e do Instituto de Pesquisas em Estudos Afro-Americanos da Universidade de Columbia, bem como financiamento para pesquisa do Florida Education Fund. Além de sua atuação como vice-presidente assistente para gestão de recursos e desenvolvimento comunitário, leciona disciplinas de Ciência Política, Estudos Latino-Americanos, Estudos Africanos e Humanidades na USF.

MARCOS SAMAHA

Com experiência em liderança executiva de grandes varejistas como Walmart, Grupo Pão de Açúcar e Tenda, é atualmente CEO do grupo Tenda Atacado no Brasil e em Angola, bem como conselheiro de administração da Poupafarma. Graduado em psicologia pela Universidade de Taubaté é mestre strictu sensu em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde hoje cursa o doutorado em administração de empresas e dá aula como professor convidado.

JUDITH MORRISON

Responsável por liderar iniciativas analíticas e de desenvolvimento para inserir as comunidades marginalizadas na estratégia de empréstimos e operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Antes de ingressar no BID, foi diretora regional para a América do Sul e Caribe na Fundação Interamericana (IAF), diretora executiva de um consórcio de doadores estabelecido pelo Banco Mundial para a América Latina, e diretora de programas do Diálogo Interamericano. Possui mestrado em desenvolvimento econômico e planejamento regional pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde recebeu uma bolsa Woodrow Wilson em Políticas Públicas e Assuntos Internacionais, bem como o Prêmio Carroll Wilson de Pesquisa Internacional.

GIOVANNI HARVEY

Executivo, empreendedor, consultor e ativista social com mais de 30 anos de experiência na iniciativa privada, na administração pública e no terceiro setor. Tem expertise em planejamento, formatação e gestão de projetos sociais, vivência na construção de programas estratégicos e sólida experiência na formulação de políticas públicas orientadas para a redução de assimetrias regionais, de gênero ou de etnia.⁣ Fundou a Incubadora Afro Brasileira, em 2004, e foi Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, de 2013 a 2015. Atualmente, dentre outras iniciativas, coordena o projeto Conectora de Oportunidades e preside o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial.⁣

THAÍS DUMÊT FARIA

Com graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Direito pela Universidade de Brasília e doutorado em Direito pela Universidade de Brasília, é atualmente oficial técnica em principios e direitos fundamentais no trabalho para América Latina e Caribe da OIT. Tem experiência na area de criminologia, história do direito, discriminação, trabalho infantil, trabalho forçado,
liberdade sindical e negociação coletiva.

MAURÍCIO RODRIGUES

Na Bayer desde 1999, ocupou diversos cargos em Finanças no Brasil, México e Estados Unidos, se tornou chefe de finanças da Divisão de Crop Science e assumiu, em 2021, a presidência da Divisão para a América Latina. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica – POLI / USP, possui MBA pelo Insper e cursou o Programa de CFO da Wharton School. É sponsor do Bayafro, grupo de diversidade focado no pilar racial e foi um dos protagonistas na elaboração e promoção do programa de trainee com vagas afirmativas para pessoas negras na empresa.

EDER RAMOS

Possui mais de 40 anos de experiência no mercado de cosméticos e fragrâncias. Atuou em diferentes posições e países como diretor e vice-presidente até chegar à Symrise, há 35 anos. Formado em Comunicação Social e Especialização de Marketing, assumiu como missão pessoal encarar a questão da diversidade racial no mercado de trabalho.

THEO VAN DER LOO

Fundador e CEO da NatuScience S.A. e Managing Partner na Nevele Consulting, graduou-se em Administração na Thunderbird School of Global Management (USA) e atuou como CEO da Bayer Brasil de 2011 a 2018. Conhecido por sua luta em prol de maior igualdade nas empresas, tem como marca pessoal fazer com que os valores das companhias em que atua sejam fundados em um ambiente mais plural e de respeito a todos e é membro da iniciativa CEO Legacy da Fundação Dom Cabral desde 2013.

LUANA OZEMELA

Economista e CEO da Development Impact Managers & Advisors (DIMA), a primeira empresa de uma brasileira estabelecida no Centro Financeiro do Catar. Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washigton, DC, onde liderou empréstimos junto a dezenas de governos na América Latina e no Caribe e atuou com desenvolvimento social e diversidade. Doutora em economia da discriminação racial pela Universidade de Aberdeen na Escócia e mestre em desenvolvimento econômico e análise de política econômica pela Universidade de Southampton na Inglaterra, participa de conselhos de empresas e instituições não-governamentais no Brasil, na Nigéria e no Reino Unido.

JOSÉ VICENTE

Professor, advogado e militante do movimento negro, é o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, instituição pioneira no Brasil que ajudou a fundar em 2004 para inclusão e fortalecimento de jovens negros no ensino superior. É fundador da Afrobras, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e da Flinksampa e atua como membro do conselho de diversas organizações públicas e privadas, dentre elas Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Fundação Memorial da América Latina. Mestre em Administração e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, é comentarista do Jornal TV Cultura e articulista da Veja e da Isto É.

PAULO BATISTA

Fundador e CEO do Alicerce Educação, uma empresa de impacto social que tem como missão levar educação de alta qualidade para todos no Brasil a um preço acessível. Antes disso, foi fundador e CEO da Dental Cremer, um marketplace omnichannel para dentistas que foi do zero a R$ 1.2bi de fatutamento em sete anos. Após a venda da Dental Cremer para a multinacional americana Henry Schein, resolveu se dedicar à causa do Apartheid brasileiro com um viés empreendedor e tech. Formado em Direito pela USP, trabalhou previamente no mercado financeiro, passando por casas como GP Investimentos e Goldman Sachs.

DOUGLAS IZZO

Formado em Geografia, Ciências Sociais e Pedagogia, é professor titular de Sociologia e Geografia na rede pública estadual. Presidente da CUT São Paulo desde 2015, ocupou a cadeira da vice-presidência da organização na gestão anterior. Há quase 20 anos na diretoria do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), coordena também o Fórum do Funcionalismo Público do Estado de São Paulo e compõe, desde 2015, a coordenação do Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo, atual Frente Brasil Popular São Paulo.

RICARDO PATAH

Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é o presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores, bem como presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade na qual atua desde 1991. Delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da OIT em 1999, foi representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS em 2001 e membro do Conselho da Previdência Social em 2005. Desde maio de 2007, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que reúne representantes da sociedade civil: empresários, sindicalistas, políticos e
líderes de movimentos sociais.

NOËL PRIOUX

Integra o grupo Carrefour desde 1984, tendo atuado como Diretor Presidente do Grupo Carrefour Brasil entre 2018 e 2021. Entre 1984 e 1996 ocupou diversas posições dentro do setor de hipermercados do grupo na França e em 1996 se tornou diretor de serviços financeiros do Carrefour S.A. na França. A partir de 1998, atuou como diretor executivo do Carrefour S.A. e de determinadas subsidiárias do grupo, incluindo: Turquia (1998-2001), hipermercados do Carrefour França (2001- 2003), Colômbia (2004-2006), Sul da Ásia (2006-2008) e Espanha (2008-2011). Em 2011 ele foi eleito como diretor executivo do Carrefour S.A. na França.

JAIR RIBEIRO

Sócio-diretor da companhia de comércio exterior Sertrading S.A, é também um dos idealizadores do Pacto de Promoção da Igualdade Racial. É co-fundador e sócio-diretor da Casa do Saber, bem como fundador e coordenador-geral da ONG Parceiros da Educação e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi diretor-presidente e sócio do Banco Indusval & Partners e cofundador e CEO do Banco de Investimento Patrimônio e da empresa de tecnologia CPM Braxis. Formado em direito pela USP e em economia pela FAAP, tem mestrado em direito pela Universidade da Califórnia (Berkeley) e foi professor visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Stanford.

LUIZA TRAJANO

Responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza entre as maioresvarejistas do Brasil, também atua como conselheira em 12 diferentes entidades como IDV – Institutopara Desenvolvimento do Varejo, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, UNICEF eGrupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil. É presidente do Grupo Mulheres do Brasil e, ao longo de sua trajetória, vem recebendo centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder. Foi primeira colocada como Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019, eleita Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comercio Brasil-EUA e a única brasileira a figurar a lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da Time em 2021.

🇧🇷 Agradecemos sua inscrição no Fórum Brasil Diverso 2021!

As informações de acesso foram enviadas para o e-mail cadastrado (caso não receba, verifique a caixa de spam ou promoções).

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco em coordenadoria@forumbrasildiverso.org

Para sua conveniência, adicione o evento ao seu calendário no botão abaixo.

🇺🇸 Thank you for registering to Fórum Brasil Diverso 2021!

We sent event access information to your registered e-mail (in case you did not receive it, please check your spam/promotional folders).

Should you have any questions, please feel free to contact us at coordenadoria@forumbrasildiverso.org

For your convenience, add the event to your calendar using the button below.