Scroll Top
19th Ave New York, NY 95822, USA
Days
Hours
Minutes
Seconds
Quem somos
Sobre o Fórum Brasil Diverso

 

O Brasil Diverso é uma iniciativa catalisadora de tendências voltada para a equidade de raça e gênero nas empresas de todo o país a partir do prestígio e experiência de seus membros, que incluem líderes empresariais e entidades atuantes em diversidade no mundo do trabalho. Dessa forma o Brasil Diverso possibilita:

· Impulsionar um movimento pela equidade racial e de gênero no mundo corporativo;
· Promover iniciativas inovadoras que sirvam como catalisadores de tendências, como o Fórum Brasil Diverso e o Website Brasil Diverso;
· Desenvolver e divulgar pesquisas e informações sobre o tema para subsidiar a atuação dos stakeholders;
· Ampliar a visibilidade para os profissionais e empresas que implementam iniciativas voltadas para a equidade de raça e gênero;
· Envolver novos atores, em particular empresas e lideranças empresariais com esse foco, ou que já tenham desenvolvido outras estratégias inclusivas no âmbito da diversidade;
· Aproximar colaboradores diversos das empresas interessadas possibilitando com que no decorrer de processos de ações afirmativas haja uma maior inserção de tais funcionários nas funções de decisão das corporações.

 

Histórico

 

O Brasil Diverso originou-se da convergência de atores do mundo empresarial e público em torno do tema da equidade racial no setor privado. Essa convergência teve início nas três edições do Fórum São Paulo Diverso, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo (SMPIR), no contexto em que o Sr. Maurício Pestana esteve como Secretário de Promoção da Igualdade Racial. A ação contou ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre 2014 e 2016.

Em 24 outubro de 2017, mais de 20 representantes de corporações se reuniram para debater formas de acelerar o ingresso, a promoção e o aumento da diversidade no mundo do trabalho fazendo emergir assim o Fórum Brasil Diverso, um movimento que se constitui enquanto agregador de ações que norteiam boas práticas, tomando enquanto base a inserção da diversidade a partir da inclusão de princípios responsáveis e altamente compatíveis com gestão.

 

Compromissos de empresas que compõem o Fórum Brasil Diverso
Estimular discussões e implementar ações sobre igualdade racial e de gênero dentro e fora das empresas.
Contribuir para elevar a visibilidade do tema da igualdade racial e de gênero nas empresas.
Compartilhar reflexões sobre boas práticas e desafios em relação às iniciativas dentro da empresa para promover a igualdade racial e de gênero.
Sobre nosso CEO
Pestana3

Jornalista, publicitário, gestor público e privado. Iniciou sua carreira jornalística como cartunista em 1982 no jornal O Pasquim, os estudos acadêmicos tiveram início na mesma década com passagens na fundação Santo André, fundação Cásper Líbero e escola Poliarte de São Paulo onde graduou-se. Dos órgãos da grande imprensa que trabalhou contam: Diário do Grande ABC, Diário Popular e Gazeta Esportiva e atualmente trabalha como analista político para diversidade e inclusão na CNN Brasil

Seu reconhecimento como intelectual, jornalista, escritor e cartunista se deu pelo seu forte ativismo na luta pela igualdade racial no Brasil e no exterior descritos nas várias exposições, conferências, palestras, artigos e principalmente livros publicados num total de mais de 70 obras.

Entre os países no qual se apresentou como conferencista sobre igualdade, expositor e para lançar livros estão: Estados Unidos, Espanha, França, Portugal, Argentina, Venezuela e Senegal.

Em 2007 assumiu a função de diretor executivo da revista RAÇA Brasil, (única revista de circulação nacional direcionada a população negra do Brasil), entre as principais reformas editoriais que realizou, criou a seção páginas pretas, onde mensalmente nos 13 anos que esteve à frente da revista entrevistou dezenas de personalidades do brasil e do exterior com foco na questão racial, hoje ocupa o papel de CEO da mesma publicação.

Foi membro do Conselho Deliberativo do Fundo baobá- fundo de equidade racial, do conselho administrativo do museu afro brasil adquiriu, em 2014, o cargo de secretário adjunto da secretaria municipal da igualdade racial da cidade de São Paulo, gestão do ex-ministro da educação e prefeito Fernando Haddad, e foi promovido em 2015 o cargo de secretário que entre outras realizações criou a lei de cotas na cidade de São Paulo destinando 20% de todos os cargos e concurso público para afrodescendentes.

Idealizou o primeiro fórum São Paulo diverso, encontro que durante oito anos consecutivos reuni centenas de empresas em sua maioria multinacionais como o Google, Microsoft, IBM, iniciativa essa que hoje tem sido reproduzido em todo país e que visa a colocação de negros em cargos estratégicos nas grandes empresas com o apoio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. atualmente o jornalista escreve quinzenalmente para a revista Isto é Dinheiro, é analista da CNN Brasil e faz parte do conselho administrativo da Actionaid e preside o comitê de diversidade e inclusão do Alicerce educação.